CAMPANHA AVALIAR PARA PLANEJAR

Melhore a aprendizagem no seu município.



A CAMPANHA

a) Avaliação da aprendizagem com provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com provas que seguem o mesmo modelo pedagógico da Prova Brasil.

b) Avaliação corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) respeitando a matriz de referência e as expectativas de aprendizagem contempladas nas avaliações nacionais oficiais.

c) Prova elaborada por um grupo de especialistas altamente qualificado com questões inéditas calibradas pela TRI.

d) Relatório técnico pedagógico por aluno, turma, escola e município, entregue em 30 dias após a aplicação e devolução do gabarito.


A EMPRESA PROMOTORA

A Avaliar Mais é uma empresa educacional especializada no desenvolvimento de instrumentos e métodos de avaliação escolar, com foco na promoção da aprendizagem e no acompanhamento sistemático do aluno.

Com sede em Curitiba e atuação em todo o território nacional, a Avaliar Mais Educacional, é resultado da experiência profissional e do sonho de um grupo de educadores e gestores que atuam em instituições públicas e privadas de ensino e que acreditam no poder transformador da educação, na valorização profissional e, no trabalho em parceria para a melhoria da educação e na construção de uma sociedade mais justa e humana.

Avaliamos mais de 900 mil alunos e contribuímos com centenas de escolas para o uso pedagógico da avaliação, pois esse é o melhor caminho para garantir que os alunos possam efetivamente aprender.

Nossa intenção é de que a avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos.


POR QUE AVALIAR É IMPORTANTE

Os métodos de avaliação ocupam atualmente espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. Avaliar, neste contexto, não se resume à mecânica do conceito formal e estatístico; não é simplesmente atribuir notas obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinadas disciplinas para cada aluno. Pelo contrário, a avaliação externa à escola, em larga escala, deve assegurar informações relativas ao desempenho dos estudantes ao longo de uma determinada trajetória em relação aos conteúdos previstos.

A avaliação deve representar um instrumento imprescindível ao acompanhamento do aprendizado realizado pelo aluno, ao mesmo tempo em que fornece subsídios ao trabalho docente. Assim, o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem contemplará a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado ao conteúdo.


O QUE FAZER COM OS DADOS DA AVALIAÇÃO

Para que a avaliação torne-se efetivamente um instrumento transformador da prática docente, é fundamental que se vá além do diagnóstico, e que se utilize os resultados fornecidos pela avaliação no desenvolvimento de estratégias. Nossa proposta é a utilização dos resultados obtidos no desenvolvimento de um “Plano de Intervenção Pedagógica” pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, o que poderá garantir um ensino mais democrático, eficaz e de melhor qualidade.

Para assegurar o direito à educação de TODOS e de CADA UM, é fundamental definir os rumos que pretende-se dar ao processo educativo. Desta forma, a tomada de decisão precisa ser calcada em parâmetros sólidos. Torna-se fundamental estabelecer metas tangíveis dentro de um projeto pedagógico consistente, respeitando-se a diversidade e particularidades de cada turma da unidade escolar.

A avaliação externa oferece as informações necessárias para auxiliar o gestor da escola, a equipe pedagógica e o professor a definirem um projeto de intervenção pedagógica, cujo propósito é o de identificar o que fazer, pedagogicamente, para tirar os alunos dos níveis mais baixos e colocá-los nos níveis de desempenho mais altos.

O relatório individual de proficiência do aluno que pode ser consultado no Sistema Avaliar Mais constitui-se na principal ferramenta de análise e planejamento da ação pedagógica. Nele, cada professor poderá consultar o nível de proficiência de cada um dos alunos da sua escola, as habilidades esperadas, quais habilidades já foram desenvolvidas e quais necessitam ser recuperadas de modo a compor um diagnóstico preciso e detalhado das necessidades pedagógicas de cada aluno.

Como as informações estão distribuídas nos relatórios do Sistema Avaliar Mais forneceremos a devolutiva com relatórios de proficiência por escola, por série, por turma e por aluno. Estas informações abordando as áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

As informações estarão disponibilizadas por meio digital, em um portal web personalizado do município com acesso restrito à gestores e professores mediante senha individual. Os relatórios serão organizados da seguinte forma:

Relatório da Rede de Ensino
  • Fornece à Secretaria de Educação informações gerais, gráficas e estatísticas sobre a situação da aprendizagem no município. É composto por:
    • Resultados gerais nos testes agrupados por unidades escolares.
    • Síntese comparativa dos resultados com outros instrumentos (SAEB por exemplo).
Relatório de Proficiência da Rede
  • Fornece à equipe da Secretaria de Educação as informações de desempenho da rede, identificando as habilidades que já foram desenvolvidas e quais conteúdos os alunos ainda apresentam dificuldades para que sejam priorizados pelos docentes.
Relatório de Proficiência da Escola
  • Fornece à equipe gestora de cada escola uma síntese das informações da escola, obtidas com os instrumentos utilizados. É composto por:
    • Níveis de desempenho dos alunos por série/ano e turma.
    • Resultados gerais nos testes agrupados por turma.
Relatório de Alunos por Nível de Habilidade Cognitiva
  • Relatório dirigido ao coordenador escolar ou equipe gestora da escola, contendo o agrupamento dos alunos por nível de habilidade cognitiva. Esse relatório possibilita identificar quais turmas estão com concentração maior de alunos com dificuldades e, numa segunda avaliação identificar o avanço das proficiências em cada turma.
Relatório da Turma
  • Esse relatório agrupa as informações sobre o status das habilidades desenvolvidas pelos alunos de uma turma específica. Funciona como um mapeamento das habilidades que os alunos desenvolveram totalmente, desenvolveram parcialmente ou não desenvolveram. Com isso o docente pode identificar os conteúdos nos quais os alunos estão apresentando maior dificuldade e verificar quais conteúdos já foram plenamente assimilados pelos alunos, podendo assim concentrar seus esforços nos conhecimentos que a turma realmente necessita.
Mapa Individual de Proficiência (Relatório do Aluno)
  • É o principal documento para subsidiar a intervenção pedagógica. Fornece informações detalhadas do nível de proficiência por aluno. Indica individualmente o nível do aluno e o grau de apropriação das competências necessárias. Apresenta de forma gráfica a escala de proficiência e sua relação com as expectativas de aprendizagem previstas. Com esse relatório o professor consegue identificar quais habilidades estão mais próximas do nível de desenvolvimento cognitivo atual do aluno para propor atividades que o aluno consiga compreender, facilitando com isso o processo de ensino e aprendizagem.
Relatórios Gerenciais
  • O sistema apresenta ainda um conjunto de ferramentas gerenciais disponibilizados no perfil do gestor do município, para que o mesmo possa verificar a efetividade do uso do sistema. É composto por:
    • Área de devolutiva.
    • Estatísticas de acesso para monitoramento do uso do sistema pelas unidades escolares.
    • Distribuição das Escolas por Quartil.
    • Formulário para encaminhamento das estratégias de intervenção.
    • Formulário para elaboração do plano de ação.
    • Microdados da avaliação.

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

A seguir, apresentamos uma proposta técnico financeira para juntos estabelecermos medidas eficazes na busca pela melhoria da qualidade da educação nas escolas do seu município. A Avaliar Mais Educacional operacionalizará as avaliações externas das escolas da rede municipal.

Caberá à Avaliar Mais:
  • • Elaboração dos instrumentos de teste, construção dos itens, calibração e equalização dos cadernos, em consonância com os marcos referenciais (LDB, BNCC e DCNEB);
    • Tratamento via TRI por meio do Sistema Avaliar Mais;
    • Disponibilização dos resultados no Sistema e emissão de "login" e "senhas" individuais para acesso de todos os professores, diretores e equipe diretiva da secretaria de educação. Entregamos em arquivo digital, com todas as cartas contendo login e senha, se for necessário a secretaria de educação poderá imprimir e entregar as cartas nas instituições de ensino.
    • Entrega dos relatórios digitais às secretárias de educação, com no máximo 30 dias após devolução dos gabaritos.
    • Realização de um Encontro Regional Presencial com a presença de um grupo de municípios para a entrega da devolutiva e análise dos resultados. O encontro poderá ser dividido em dois momentos: com a equipe gestora dos municípios e outro com professores.
    • Acompanhamento e suporte on-line às secretárias de educação e para a equipe pedagógica da secretaria de educação.
Caberá ao Município:
  • • Contração dos serviços da Campanha Avaliar para Planejar;
    • Impressão dos cadernos de testes: opcionalmente o município poderá adquirir os cadernos impressos a um custo de três reais por aluno mais frete de envio.
    • Impressão de todo material auxiliar necessário (guia do aplicador, folha ata, lista de presença);
    • Seleção e contratação de pessoal terceirizado para aplicação dos cadernos de testes ou preferencialmente articulação com o município para a indicação dos professores da própria rede para atuarem como aplicadores.
    • Entrega, aplicação e coleta dos malotes das provas nos locais de realização;
    • Separar os gabaritos de todas as turmas de cada escola, colocar em envelope lacrado personalizado e identificado. Após o recolhimento, enviar ao escritório da Avaliar Mais Educacional.
    • Acondicionamento dos cadernos de teste em envelope lacrado;
    • Assumir os custos operacionais e logísticos para a aplicação das avaliações durante a vigência do contrato.
Investimento:
CAMPANHA 1 – DE 100 A 599 ALUNOS

Quantidade de alunos Mínimo 100 alunos e máximo de 599
Áreas avaliadas Língua Portuguesa e Matemática
Serviços inclusos - Envio digital de arquivo com caderno de provas para impressão pelo município.
- Envio de gabaritos (cartão-resposta) nominal impresso para preenchimento pelos alunos avaliados.
- Correção das provas usando metodologia idêntica à prova Brasil.
- Elaboração dos relatórios e publicação dos resultados em plataforma online.
Total do Investimento R$ 9.000,00 (Nove mil reais)


CAMPANHA 2 – DE 600 A 1500 ALUNOS

Quantidade de alunos Mínimo 500 e máximo de 1500
Áreas avaliadas Língua Portuguesa e Matemática
Serviços inclusos - Envio digital de arquivo com caderno de provas para impressão pelo município.
- Envio de gabaritos (cartão-resposta) nominal impresso para preenchimento pelos alunos avaliados.
- Correção das provas usando metodologia idêntica à prova Brasil.
- Elaboração dos relatórios e publicação dos resultados em plataforma online.
Total do Investimento R$ 16.000,00 (Dezesseis mil Reais)

OBSERVAÇÃO: acima de 1500 alunos, podemos desenvolver um projeto de avaliação da aprendizagem personalizado para seu município, atendendo todos os níveis do Ensino Fundamental.


Condições

O pagamento será efetuado mediante emissão de nota fiscal de acordo com a execução dos serviços. O processo de início ocorrerá mediante o empenho.

Os encargos sociais, impostos de toda a natureza, bem como, despesas com os profissionais que estarão executando os serviços, estão inclusos no valor desta proposta.

Esta proposta é válida até o dia 12/03/2019.


Cronograma de Execução:

Observe o cronograma abaixo para a realização da avaliação. Para que a campanha ocorra, será necessário total envolvimento de ambas as partes, da Secretaria de Educação e da Avaliar Mais Educacional.


DATA ATIVIDADE RESPONSÁVEL
Até dia 12 de Março Contratação da Campanha Município
Até dia 18 de Março Cadastramento digital dos alunos a serem avaliados na área do município por meio de formulário. Município
Dia 25 de Março Envio das provas digitais para impressão no município. Avaliar Mais
Até dia 12 de Abril Envio dos gabaritos impressos no endereço da secretaria de educação já envelopados por turma e escola. Avaliar Mais
De 16 a 19 de Abril Aplicação das Provas Município
De 22 a 26 de Abril Envio dos gabaritos preenchidos para a correção. Município
A partir do dia 13 de Maio Envio dos Relatórios Digitais para a Secretaria de Educação e Encontros Regionais para a devolutiva das avaliações. Avaliar Mais

PARTICIPE E MELHORE A APRENDIZAGEM NO SEU MUNICÍPIO

Acreditamos que em uma perspectiva transformadora, o ato de avaliar não pode ser entendido como o fim do processo educativo.

Entendemos que a avaliação da aprendizagem tem a função de embasar e orientar a intervenção pedagógica, favorecer a tomada de decisão e apontar as permanentes necessidades de adequações, mas seu propósito só terá efeito se conseguirmos ir além do diagnóstico, se houver um compromisso com o aprendizado de cada um dos alunos.

Com esse projeto, esperamos que, ao apontar as necessidades individuais de cada aluno a escola possa otimizar o esforço de ensino com estratégias de intervenção para cada nível de aprendizado, de modo a contemplar a melhor abordagem pedagógica e o mais pertinente método didático adequado ao conteúdo.

Temos consciência de que a tão almejada qualidade na educação somente será alcançada com a dedicação e comprometimento de cada um dos professores e gestores do município. Antecipadamente agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para outras informações.

Atenciosamente,

REGINA SHUDO e LUCIANO ROCHA
AVALIAR MAIS EDUCACIONAL

Fale Conosco


Entre em contato com nossa equipe

Solicite-nos uma senha de acesso para conhecer o sistema Avaliar+ e comprove que é possível transformar o aprendizado